sexta-feira, 8 de junho de 2012

Prova de Sociologia Jurídica:


Prova de Sociologia Jurídica:

(...)
pra transcender a densa dimensão
 da mágoa imensa então, somente então
 passar além da dor da condição
 de inferno e céu nossa contradição

nós temos que fazer com precisão
 entre projeto e sonho a distinção
 para sonhar enfim sem ilusão
 o sonho luminoso da razão

(...)

mas, se nós temos planos, e eles são
 o fim da fome e da difamação
 por que não pô-los logo em ação?
 tal seja agora a inauguração
 da nova nossa civilização
 tão singular igual ao nosso ão
 e sejam belos, livres, luminosos
 os nossos sonhos de nação.

trecho de Ecos do ão - Lenine


1.     01 A partir da teoria tridimensional do Direito, a qual pretende explicar o fenômeno jurídico, discorra brevemente sobre a ocupação de cada uma das seguintes ciências: sociologia jurídica, filosofia jurídica e ciência jurídica.

2.  02    No estudo do Direito, a palavra fonte está ligada à ideia de origem, nascimento. Pode-se dizer, a partir da usual classificação doutrinária entre fontes materiais e fontes formais, que “o Direito é produzido pelas fontes materiais e embalado e distribuído pelas fontes formais”. Assim, liste as três fontes mais importantes do ponto de vista sociológico e teça comentários sobre aquela que merece a preferência da sociologia.

3.   03   O problema da eficácia da norma e dos efeitos sociais que a norma produz é, segundo a classificação proposta pelo jurista italiano Renato Treves, preocupação do sociólogo jurídico. Elucide os conceitos de norma válida e norma eficaz, diferenciando-os.

4.     04 É possível auferir a eficácia ou a ineficácia de uma norma a partir dos efeitos que ela produz. Assim, cite dois efeitos positivos os quais podem indicar que uma lei está sendo eficaz, exemplificando-os.

5.   05   A afinidade de pensamento é meio de interação social. Assim, é possível identificar, além do pensamento individual de cada um de seus componentes, uma espécie de pensamento coletivo da sociedade, que não é a soma dos pensamentos individuais, mas uma espécie de nova realidade. Imagine que você está lendo uma notícia na internet a respeito do incremento de restrições alfandegárias que passará a proibir, a partir de agosto deste ano, importações terrestres que ultrapassem o valor de R$ 200,00. Na prática, não será mais possível fazer compras em Jaguarão em valores que ultrapassem esse novo limite fixado. Logo abaixo da reportagem, você lê várias postagens de outros internautas discutindo e postando suas opiniões pessoais sobre o assunto. Pode-se dizer que ali há opinião pública? Explique.

6.     06 Dê um exemplo atual do sentimento coletivo de injustiça presente em nossa sociedade e esclareça a fonte de suas informações (jornal, TV, internet etc).

7.    07  Robert Merton sustenta que em toda sociedade existem metas culturais a serem alcançadas e que, para atingi-las, existem os meios institucionalizados. A partir daí, propõe cinco tipos de comportamentos socialmente relevantes que expliquem o desvio de comportamento na sociedade. Explique o que é anomia e descreva dois dos comportamentos classificados por Merton, apontando se os comportamentos escolhidos podem ser desviantes ou não e porquê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário